Por que você quer o que você quer?

Hoje, conversando com uma amiga, ela me perguntou: “Por que eu nunca criei o hábito de comer um café da manhã saudável? Prefiro simplesmente abrir o pacote de alguma coisa.”

E eu respondi: “A verdade é que é preciso de algumas razões para criar um novo hábito.”

Vou trazer aqui as mais comuns que acontecem:

Primeiro: CLAREZA!

Para você conseguir ultrapassar a barreira do esforço inicial é preciso ter clareza do porquê está mudando. Se não tiver um objetivo real e forte para conquistar, não vai conseguir vencer os desafios para finalmente tornar este novo ideal, um hábito.

Vamos pensar no emagrecimento. Falar para o seu cérebro que ele tem que mudar o que já está acostumado há anos, porque quer ficar mais bonita, não vai dar força suficiente para ele fazer o que precisa ser feito. Você vai acabar desistindo antes mesmo de começar.

Isso porque, se sentir mais bonita, vai muito mais além do emagrecimento. E, na verdade, isso quer dizer mais sobre o que você quer mostrar para o outro.

Seu cérebro precisa de algo mais poderoso para ter a disciplina necessária e, trocar a recompensa imediata pela futura.

Por exemplo: eu quero emagrecer porque quero engravidar. Ou, quero emagrecer porque quero ter mais qualidade de vida para brincar com meus netos. Ou, quero emagrecer porque eu preciso, para não adoecer mais. Ou, eu quero emagrecer para ter mais disposição até a minha velhice. Ou, eu quero emagrecer para poder cuidar melhor das pessoas que eu amo.

Vamos mais além ainda: Emagrecer é uma consequência de cuidar melhor da sua saúde e ressignificar o cuidado consigo mesma.

Nosso corpo é a nossa única casa até o final da nossa vida. Quanto mais sujeira você acumula no chão da sua casa, mais difícil será fazer a limpeza.

Entender que os alimentos ultraprocessados são uma sujeira para a nossa casa, quanto mais consumir este tipo de produto, maior a conta lá na frente. Mais difícil será de fazer a “limpeza”do seu corpo.

Com isso, doenças começam a surgir, seu nível de energia vai ficando cada vez mais baixo, pele e cabelo perdem a vivacidade, e assim por diante.

Ter clareza do seu desejo para ressignificar o cuidado da saúde é uma das principais viradas de chave.

O segundo ponto é: AUTOCONHECIMENTO.

Sim, quanto mais você se conhece, mais poder terá sobre si mesma. Isso porque, conhecer nossas fraquezas, ajuda a gente a potencializar nossas qualidades. Quanto mais você se conhece, mais você se arma contra seus próprios sabotadores e entende de onde vem muitas questões pessoais.

Já parou para pensar que o fato de você não emagrecer está validando alguma coisa ruim? Por exemplo: uma mulher que foi assediada quando criança pode ser uma adulta que fica sabotando seu emagrecimento para não se sentir ameaçada novamente.

Ou, inconscientemente, uma mulher pode acreditar que ser magra e bonita não fazem dela uma pessoa inteligente, e isso pode atrapalhar sua carreira.

Enfim, diversas podem ser as crenças para você sabotar o seu emagrecimento. E é por isso que é fundamental se conhecer mais e mais.

Sabendo de algumas destas questões, aí então é possível pensar em criar novos hábitos para ter forças para seguir.

Disciplina é dizer não para as recompensas imediatas, visando alcançar a pessoa que deseja se tornar. E para isso é preciso desejar muito chegar até ela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s